Mensagens

Imagem
Na continuidade de ver o filme vemos as crianças atentas porque não é fácil para elas ter este bem. Os jovens não se lançam ao trabalho sem uma programação vemos os cartazes de todo um trabalho para se fazer .     Há também o dia da comunidade , em que os jovens acompanhados com os Animadores e com a Irmã Carla, grande mentora da Missão, vão visitar o País para verem as maravilhas que nos deixam deslumbrados. Assim temos a Cascata de S. Nicolau. Os desafios são muitos e os jovens não perdem tempo trabalhar com jovens, crianças e idosos é o que mais preenche a sua missão.    
Imagem
 Os jovens vão na aventura e com o seu espirito de audácia e também de Fé dão de coração na certeza que recebem mais do que dão. Isto foi o que sempre ouvi no final da Missão. Assim temos uma jovem a fazer o leite para as crianças e Animadores do Campo de Férias. Temos as crianças na sala de informática a aprender os primeiros contactos com o computador e são orientadas pelos jovens voluntários. Em S. Tomé as deslocações fazem-se a pé ou em motociclos como o  que vemos nesta foto. Os jovens para chegarem mais rápido à roça de caldeiras onde os esperam crianças e adultos principalmente os idosos, arriscam e metem-se na aventura.  O ATL florinhas de S. Francisco, espaço que fascina para as atividades com as crianças e formação de jovens , vemos os jovens a ajudar as crianças a criarem regras no jogo e a verem um filme para que possam desenvolver a sua capacidade de escrita e leitura e espirito imaginário, algo que falta muito naquele país.
Imagem
Aqui  ficam várias fotos das atividades que vão realizando: Animação das crianças no ATL Florinhas de s. Francisco que á 10 anos foi feita a planta por dois jovens do GRÃO e todos os grupos deixaram a sua marca quando iam em Missão. A Sara que vai no carro da Missão com tudo o que precisam para um Campo de Férias a realizar na Roça de Morro Peixe. Ai vão concentrar 170 crianças da mesma roça para que estas tenham um tempo de animação e vivencia de valores com o GRÃO colaboram 14 Animadores naturais de Guadalupe.
Imagem
Este grupo de Jovens " GRÃO" chegou a S. Tomé no dia 29 de julho para uma missão de dois meses na Missão das irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora sito Guadalupe. Foram dar continuidade a um trabalho de voluntariado de outros grupo de GRÃO que já vinham a fazer Missão nas irmãs desde 2008, com interrupção de 4 ano. Foram cheio de ideal e boa vontade e têm estado a dar os seu melhor ao serviço dos mais pobres.

O Lar das Cotovias, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, acolhe meninas para serem formadas de forma integral, são elas que preparam as suas refeições com a ajuda de uma Irmã que as acompanha e ensina. Temos assim a Denilse e a Jecica que estão a pisar malagueta para cozinharem o saboroso peixe voador, que vai a assar na braza com a malagueta e acompanha com babana frita , é de comer e chorar por mais. No Lar estudam 20 meninas porque não temos lugar para mais. porém há muita procura porque as irmãs não só educam as meninas mas ajudam a mudar mentalidades. Isto porque há anos atraz a rapariga não estudava , tinha que se ocupar dos trabalhos de casa, só o rapaz podia estudar. felizmente hoje já não é assim graças a todo um trabalho Missionário que as irmãs vão semeadando.

Imagem

No dia 9 de julho um grupo de adolecentes fizeram a Profissão de Fé. Agora estes adolencentes afirmam que acreditam em Jesus Cristo como o Amigo que não falha. Acompanhados pela sua catequista a Marisa vão continuar a sua caminhada nesta Igreja que os viu nascer e baptizou.

Imagem

Na Alegria de quem partilha e a gratidão de quem recebe. O Sr. Embaixador de Portugal em S. Tomé visitou o ATL Florinhas de S. Francisco e partilhou roupa para as crianças. Obrigada Sr. Embaixador pela sua visita que seja um tomar conhecimento da Missão das Irmãs e dentro do possivel haver uma colaboração. " Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generoas..."

Imagem