Dia internacional do voluntariado

                                  


Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de Dezembro e nós, sem a ajuda dos nossos queridos voluntários, não teríamos metade da capacidade para levar o nosso projecto em diante.

A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A data foi proclamada em Dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

O voluntariado é um ato de cidadania e é cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e dever de ajudar o próximo.

Está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações.

Traduz-se num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.

Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.

Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ontem celebrou-se o dia do Pai e os meninos e Meninas do ATL Florinhas de S. Francisco estiveram em festa. convidaram os pais para uma partida de fotobol e depois tiveram a partilha do saboroso Kalulo e outras especialidades da terra como a Banana pãp com peix salgado e... As Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora vão assim ajudando a crescer nos pais santomenses a responsabilidade da sua paternidade . Obrigada a todos à irmã Carla com os Animadores os grandes mentores desta Festa rica em alegria, partilha comunhão e espirito de Familia.

A Missão das irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em S. Tomé é aberta a voluntarios que chamados a partilhar a sua vida no modo de vida das Irmãs . Assim estas jovens deixaram o seu conforto e partiram ao encontro de quem delas precisavam na certeza que é dando que se recebe. Dão o seu melhor junto das crianças do ATL que quiseram marcar o dia das crianças africanas com um concurso de leitura. Obrigada jovens pelo vosso empenho , acreditai que a vossa vida partilhada tem outro sentido e ides receber os 100% que Jesus nos promete.